domingo, 11 de agosto de 2013

Inversão do Campo Magnético do sol

SOL: INVERSÃO do CAMPO MAGNÉTICO

Algo grande está prestes a acontecer no sol. Segundo as medições da NASA apoiados pelos observatórios, o vasto campo magnético do Sol está prestes a inverter.
“Parece que não estamos mais do que 3 a 4 meses longe de uma completa inversão do campo“, diz o físico solar Hoeksema Todd, da Universidade de Stanford. “Esta mudança terá efeito cascata em todo o sistema solar.” O sol muda de polaridade do campo magnético aproximadamente a cada 11 anos. Acontece no pico de cada ciclo solar como dínamo magnético interno do sol. A vinda desta reversão irá marcar o ponto médio do ciclo solar 24. Metade do ‘Solar Max’ ficará para trás, com metade ainda está por vir.
Hoeksema é o diretor do Observatório Solar Wilcox de Stanford, um dos poucos observatórios do mundo que monitoram os campos magnéticos polares do sol. Os pólos são um arauto da mudança. Assim como os cientistas na Terra as regiões polares do nosso planeta há sinais de mudança climática, os físicos solares fazer a mesma coisa para o sol. Magnetogramas de Wilcox rastrearam o magnetismo polar do sol desde 1976, e eles gravaram três grandes reversões com um quarto em um futuro próximo. O físico Solar Phil Scherrer, também da Universidade de Stanford, descreve o que acontece: “Os Campos magnéticos polares do sol enfraquecem, vão a zero, e em seguida, surgem novamente com a polaridade oposta. Esta é uma parte regular do ciclo solar.”
A inversão do campo magnético do Sol é, literalmente, um grande evento. O domínio de influência magnética do Sol (também conhecida como a “heliosfera”) estende bilhões de quilômetros além de Plutão. Mudanças na polaridade ondulação do campo todo o caminho para as sondas Voyager, na porta do espaço interestelar. Quando os físicos solares falam sobre reversões de campo solares, a conversa muitas vezes gira em torno da “folha atual.” A folha atual é uma superfície extensa projetando para fora do equador do Sol, onde o campo magnético rotativo lentamente do sol induz uma corrente elétrica. A corrente em si é pequeno, apenas um décimo de bilionésimo de um ampère por metro quadrado (0,0000000001 amps/m2), mas há um monte de que: a corrente flui através de uma região de 10,000 km de espessura e milhares de quilômetros de largura. Eletricamente falando, toda a heliosfera está organizado em torno desse enorme folha.
Durante a inversão de campo, a folha atual se torna muito ondulada. Scherrer compara as ondulações com as costuras de uma bola de beisebol. Como a Terra orbita o Sol, que mergulha dentro e fora da folha. Transições de um lado para o outro podem provocar tempestades espaciais em torno do nosso planeta.Os raios cósmicos também são afetados. Trata-se de partículas de alta energia aceleradas a velocidade quase da luz por explosões de supernovas e outros eventos violentos na galáxia. Os raios cósmicos são um perigo para os astronautas e sondas espaciais, e alguns pesquisadores dizem que pode afetar a nebulosidade e o clima da Terra. A folha atual age como uma barreira para os raios cósmicos, desviando-los como eles tentam penetrar no interior do sistema solar. A folha ondulada, crespa age como um escudo melhor contra essas partículas energéticas vindas do espaço profundo.
Ao aproximar-se de inversão de campo, os dados de Wilcox mostram que dois hemisférios do sol estão fora de sincronia.“O Pólo norte do Sol já mudou de sinal, enquanto o pólo sul está correndo para recuperar o atraso”, diz Scherrer. “Em breve, no entanto, ambos os pólos serão revertidos, e na segunda metade do” Solar Max” estará em andamento.”
Quando isso acontecer, Hoeksema e Scherrer irão compartilhar a notícia com os seus colegas e com o público.
Fonte: phys.org
MAGNETIC FIELD REVERSAL ON THE SUN: It hasn't happened yet, but it's about to. Data from NASA-supported observatories show that the sun's global magnetic field will flip before the end of 2013. The reversal, which signals the arrival of Solar Maximum, will have ripple effects felt throughout the solar system. Get the full story and a vídeo.               
from Science@NASA. Solar flare alerts: text, voice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário